O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) faz 40 anos e consolida-se como o mais duradouro programa socioeconômico do Brasil e um dos mais bem-sucedidos do mundo, com 19,5 milhões de pessoas favorecidas ao final de 2015.
Assim, o PAT atende, com uma refeição diária, o equivalente a 211 estádios do Maracanã completamente lotados de trabalhadores. Em quatro décadas, estima-se que tenham sido servidas 79 bilhões de refeições, tendo esse programa gerado um impacto no PIB da ordem de R$ 2,4 trilhões. Com esses resultados, o PAT tornou-se referência para a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Em um esforço conjunto entre o Governo Federal e a iniciativa privada, o programa exerce um importante papel social ao incentivar que cada vez mais empresas ofereçam aos trabalhadores uma dieta equilibrada, propiciando a eles e seus familiares mais qualidade de vida.
Esta publicação, organizada pelo professor José Afonso Mazzon e apoiada pela Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o trabalhador (Assert), traz um panorama completo do PAT, desde os fatores que levaram à sua implantação, passando pela experiência internacional com programas similares e pelos impactos sobre a atividade econômica brasileira, até as projeções para os próximos anos e oportunidades de expansão.
Uma ótima referência para quem quer conhecer em detalhes o PAT e seus impactos socioeconômicos no país.
Boa leitura!
Livre docente e Professor Titular em Marketing da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado no Departamento de Economia e Gestão do CNAM, Paris. Co-autor de vários livros e artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Instituidor e primeiro coordenador do Curso de Marketing da Universidade de São Paulo. Especializado em sistema de informações de marketing e comportamento do consumidor.
Saiba mais
INTRODUÇÃO
1. O BRASIL E OS DESAFIOS DA GLOBALIZAÇÃO FINANCEIRA E COMERCIAL NO SÉCULO XXI
2. A FORÇA DE TRABALHO NO BRASIL
3. PROGRAMAS DE ALIMENTAÇÃO PARA TRABALHADORES E SEUS IMPACTOS
4. EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS EM PROGRAMAS DE ALIMENTAÇÃO PARA TRABALHADORES
5. A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA – PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR
6. PESQUISAS DE AVALIAÇÃO DO PAT
7. MODELOS DE SIMULAÇÃO DE IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS DO PAT
8. A INCLUSÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO PAT
CONCLUSÕES E IMPLICAÇÕES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS