Mulheres, linguagem e poder

Estudos de gênero na sociolinguística brasileira

selo: Blucher Open Access | 2015 - 1ª edição

Produto indisponível

E-book disponível em

Sinopse

Como aproximar o ensino das Literaturas de Língua Portuguesa, da Língua e da Linguística na sala de aula? Como conectar os estudantes ao mundo de linguagem sugerido pelos textos literários de diferentes épocas e lugares? Como tornar presentes os contextos que cada produto literário flagra ficcionalmente em sua linguagem singular? Essas indagações comuns na experiência de ensino têm sido ouvidas por um número cada vez mais sensível de estudiosos preocupados em tornar ainda mais curto o caminho por vezes pedregoso entre a sala de aula e a leitura de literatura, sempre língua, sempre linguagem, sempre discurso.
Uma das questões mais relevantes no cenário acadêmico atual de Letras (Linguística e Literatura) tem sido a da diluição das fronteiras entre essas áreas e a da Educação. Em que pese a obviedade dessa preocupação – considerado o fato de que boa parte dos Cursos de Letras brasileiros é licenciatura –, sabe-se que, por muito tempo, os estudos linguísticos, literários e pedagógicos foram tratados como escaninhos estanques, sem fluidez, sem ramificações que pudessem dar aos alunos do Ensino Básico e Superior a noção imprescindível de que esses conhecimentos se interpenetram e se complementam na sua formação. Com as novas diretrizes federais de educação, expressas em Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e em programas e ações que visam ao aprimoramento da Educação brasileira, os pesquisadores têm atentado mais para as relações estreitas que as áreas de Letras e de Educação demandam. Neste sentido, não basta tornar presentes, nas salas de aula, as leituras de textos literários por si mesmos, como se estes não mediassem em sua linguagem – além de intertextos da própria
tradição literária – contextos, discursos, ideologias.
Os capítulos que aqui se publicam procuram justamente atender àquelas indagações, e diluir ainda mais essas fronteiras entre Língua, Literatura e Ensino, propondo reflexões e leituras de textos literários das mais diversas realidades históricas e culturais. O objetivo é atrair os professores, pesquisadores e estudantes de diferentes áreas; cativá-los para um percurso em que esses textos sejam observados como caleidoscópio discursivo, em que diversas linguagens e representações se organizam, iluminando os leitores que se dediquem a mirá-lo.

Raquel Meister Ko. Freitag

Professora do Departamento de Letras Vernáculas, do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Letras, mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração Sociolinguística. Interesse pela investigação de fenômenos de variação e mudança linguística com ênfase nos aspectos socioestilísticos envolvidos, da emergência à regularização de seu uso, preferencialmente na interface funcionalismo/sociolinguística, em comunidades de práticas marcadas por relações de gênero. Foco em questões metodológicas relacionadas à coleta e constituição de amostras sociolinguísticas (gênese da entrevista sociolinguística; comunidades de fala e comunidades de práticas; modelagem e dimensionamento de amostras) e na dimensão estilística da variação. Avaliação de políticas públicas de avaliação em larga escala, com foco na aplicação dos resultados sociolinguísticos nos programas de ensino de língua materna (Provinha Brasil, Prova Brasil, ENEM).

Saiba mais

Cristine Görski Severo

Professora do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora institucional do projeto “Da expressividade na língua ao mal na literatura: bases institucionais de pesquisa do PPGL/UFS” (CAPES/FAPITEC). Realizou duas missões de pesquisa e docência na Universidade Federal de Sergipe.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788580391190
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  304 páginas
  • Ano da Edição:  2015
  • Peso:  0.56 kg